top of page

Cooperação e Motivação: essencial para o sucesso do tratamento

Factores críticos na eficácia e eficiência do tratamento ortodôntico, uma vez que afetam nos objectivos e resultados.


Créditos: Tima Miroshnichenko


A colaboração do paciente é o grau que o paciente segue as instruções e recomendações do ortodontista durante o tratamento, afectando vários factores, como por exemplo o tempo de tratamento.

A colaboração do paciente pode ser influenciada por vários factores, tais como:

  • Internos do paciente: idade, traços de personalidade, importância da aparência pessoal e auto-percepção da má oclusão.

  • Relacionados com o aparelho: visibilidade e dor ou desconforto.

  • Relação com o Profissional: confiança, comunicação clara e completa e motivação.

Um dos principais desafios para os ortodontistas é motivar os seus pacientes a cumprir o plano de tratamento, especialmente quando este envolve o uso de aparelhos removíveis ou alinhadores transparentes.


Estes aparelhos exigem que o paciente os use durante um determinado número de horas por dia, normalmente 20 a 22 horas, e que os retire apenas para comer, beber, escovar os dentes e usar o fio dental.


No entanto, estudos demonstraram que os pacientes tendem a sobrestimar o tempo de uso do aparelho e que os indicadores de monitorização, como materiais que mudam de cor ou micro sensores, podem não refletir com precisão o tempo real de uso intraoral.


Créditos: Cedric Fauntleroy

Portanto, é importante que os ortodontistas utilizem estratégias eficazes para aumentar a cooperação e a motivação dos pacientes. Tome nota de algumas:

  1. Educar o paciente sobre os benefícios e riscos do tratamento ortodôntico, bem como as consequências do não cumprimento das suas instruções.

  2. Estabelecer uma relação de confiança e apoio ao paciente, baseado na empatia, no respeito e no feedback contínuo.

  3. Fornecer instruções claras e consistentes e lembretes sobre como usar e cuidar dos aparelhos.

  4. Usar reforço positivo, como elogios, recompensas ou incentivos, para reconhecer o esforço e as conquistas do paciente.

  5. Adaptar o plano de tratamento às preferências, necessidades e expectativas do paciente, sempre que possível.

  6. Utilizar acompanhamento remoto ou ferramentas digitais para monitorizar o progresso do paciente e fornecer feedback à distância.

A cooperação do paciente é essencial para o sucesso dos resultados ortodônticos, uma vez que pode melhorar a qualidade e a estabilidade dos resultados, reduzir o tempo e os custos do tratamento, prevenir complicações e efeitos adversos, e aumentar a satisfação e a autoestima do paciente.

Fontes:

  1. Chow J., Cioffi I. Pain and orthodontic patient compliance: A clinical perspective. Semin Orthod 2018; 24:242-247. https://www.semortho.com/article/S1073-8746%2818%2930030-6/pdf

  2. Torsello F., D'Amico G., Staderini E., Marigo L., Cordaro M., Castagnola R. Factors Influencing Appliance Wearing Time during Orthodontic Treatments: A Literature Review. Appl Sci 2022; 12(15):7807. https://www.mdpi.com/2076-3417/12/15/7807

  3. Patient's Compliance on Removable Orthodontic Appliance - Academia.edu. https://www.academia.edu/46855260/Patients_Compliance_on_Removable_Orthodontic_Appliance

  4. Patient Compliance in Orthodontics - Academia.edu. https://www.academia.edu/81516973/Patient_Compliance_in_Orthodontics

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page