top of page

FIlosofia FACE a conquistar Portugal

Entrevistámos o Dr Domingo Martín, Director FACE, sobre os desígnios da Filosofia FACE Evolution.

Porquê ortodontia e como foi parar a Director do Grupo FACE?

Eu sou médico antes de ser estomatologista. Há muito anos era necessário este caminho académico para se chegar à medicina dentária. Nessa altura o meu sonho era ser pediatra visto que adoro crianças mas entretanto conheci a minha mulher e como ela estudava ortodontia fui-me interessando pela especialidade. Posso dizer que é graças a ela que sou ortodontista. Fiz a minha formação em ortodontia na Universidade de Valência com o Dr Canut e logo que acabei a pós-graduação pus-me a caminho de São Francisco e realizei os cursos do Dr Roth. Foi aí que começou a minha relação com a filosofia FACE, isto aconteceu em 1987 e desde então nunca mais olhei para trás. Exerço e ensino a filosofia FACE desde o ano de 1991, sendo que os primeiros 10 anos foi sempre ao lado do Dr Roth. Levei a filosofia FACE a todas as partes do mundo e hoje em dia existem cursos FACE em mais de 15 países.



O que é exactamente a Filosofia FACE?

A filosofia FACE explica-se em poucas palavras – ‘A Filosofia FACE é o tratamento baseado nos objectivos’. Nesta simplificação, incluem-se palavras que têm muito que se lhe digam. Ora vejamos, os Objectivos. Tomamos como objectivos os que todos os ortodontistas perseguem, pelo menos em teoria, e são: estética facial e dentária, saúde periodontal, saúde articular, vias aéreas, estabilidade e por último satisfazer o motivo da consulta. Mas para nós há mais, nós aprofundamos até à última os objectivos da oclusão e articulares. Partir de uma posição condilar estável é fundamental não só para um diagnóstico mais certeiro mas também para obter um resultado estável ao longo do tempo. Estabilidade quanto à recidiva pós-tratamento e também em relação aos desgastes dentários. Outro ponto que nos distingue dos demais é a variedade da instrumentação que utilizamos para aprofundar o diagnóstico, que diga-se que é aqui que se distingue o êxito do fracasso em qualquer tratamento.


E como dizia o meu amigo Dr Gremillion, as três palavras mais importantes em ortodontia são: diagnóstico, diagnóstico e diagnóstico.

O novo formato dos Curso FACE foi inaugurado mundialmente em Portugal. O que se segue para os alunos que realizam a Fase 1?

O novo formato FACE foi desenvolvido e totalmente ajustado para chegar mais rápido e mais perto a todos os profissionais interessados em ortodontia. Ficou assim mais exequível todos participarem. Divide-se agora em duas fases. A primeira sendo teórica, iremos ensinar todas as bases e fundamentos da filosofia, não deixaremos nada ao acaso nem escondido. Todos os temas serão abordados sempre na perspectiva da mecânica de tratamento. ATM, dentição mista e tratamentos multidisciplinares serão abordados também extensivamente. Uma vez finalizada a Fase 1, o aluno poderá realizar a Fase 2, nesta segunda fase aprofunda-se tudo o que está relacionado com a aplicação prática relativa ao diagnóstico, ensinando-se a utilizar a instrumentação, por exemplo, os articuladores, MPI, férulas e outros.


Que benefícios clínicos vão ganhar os alunos com este Curso?

O aluno vai aprender a diagnosticar todos os casos como nunca. E como dizia o meu amigo Dr Gremillion, as três palavras mais importantes em ortodontia são: diagnóstico, diagnóstico e diagnóstico. Aprenderá não só a identificar tudo em pormenor como também a decidir qual o melhor plano de tratamento. Fundamental também é o ensino sobre as limitações individuais e dos tratamentos, para que cometam menos erros. Por fim, irão aprender uma mecânica de tratamento totalmente sistematizada que os ajudará a solucionar a esmagadora maioria das situações que se apresentam todos os dias nos consultórios. Em suma, o futuro está aí e já começou com a EspaçORTO.


Curso FACE Envolution

O ‘Curso Filosofia FACE Evolution | Fase 1’ será organizado em Lisboa, durante 4 módulos de 2 dias cada. Os módulos decorrem de 2 em 2 meses para serem compatíveis com a actividade profissional dos alunos. Só poderão realizar o Curso alunos com experiência em ortodontia devido aos conceitos avançados que serão transmitidos. O preço total dos 4 módulos varia consoante o perfil do aluno e é isento de IVA ao abrigo da Certificação DGERT da EspaçORTO.

Foi criado um benefício especial para quem se inscreve no Curso FACE, um Curso Hands-On com o CEO dos Articuladores S.A.M., os melhores do mundo, sendo totalmente gratuito para estes alunos.

Quem realiza o Curso FACE passa a ter para sempre desconto de 50% em formações EspaçORTO RAPID e descontos em material ortodôntico também para sempre.


Para mais informações sobre a 2ª Edição do curso clique AQUI.


166 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page