Praceta António Luís Borges, 14 

2590-065 Sobral Monte Agraço

Portugal

+351 261 948 003

geral@orthoportugal.com

© 2019 Ortho Portugal. Todos os direitos reservados

Termos de Utilização | Política de Privacidade

FACE. Os factos


A definição de FACE no 'dicionário ortodôntico' é: Functional And Cosmetic Excellence. Curiosamente, ou não, a sua sigla identifica uma das componentes mais importantes da Ortodontia, a 'cara' ou 'face', indicando à partida que estamos a falar de mais do que um bracket ou prescrição. 


Citando inúmeras fontes provenientes de renomados Ortodontistas dos quatro cantos do mundo (exceptuando os 'vendidos'!) podemos concluir que todos indicam dois acontecimentos presentes nos dias de hoje:

  1. as recentes prescrições apontam para um único caminho de diagnóstico e posterior plano de tratamento com base num 'equipamento', leia-se bracket, independentemente da má oclusão, redutor portanto;

  2. as tecnologias futuras já não são o futuro, já sao o presente, embora ainda haja resistência à sua utilização, algum desconhecimento e também dificuldade no acesso.


Em contraste, estes mesmos indicam que o paciente é que manda, não no sentido de dizer como e o que quer, mas sim a sua má oclusão, hábitos, tecidos moles, motivação e vários outros indicadores é que têm que mandar. Para tal é necessário saber e recorrer a todos os meios de diagnóstico possíveis.


Não esqueçamos também de que os Ortodontistas preocupados em desviarem-se da 'alinhodontia' têm todos características em comum, são altamente auto-críticos, nunca estão satisfeitos, não se deixam levar nas 'manadas' e tendências da moda, pensam em Ortodontia pela Ortodontia, e claro, têm uma visão multi-dimensional da medicina e do bem-estar. Conhecem de certeza, são aqueles que estão sempre a estudar, a procurar conhecimento e ainda assim continuam a estudar e a procurar conhecimento. 


Voltando à FACE. Não, não é uma prescrição, não é um plano de tratamento, nem tão pouco é um bracket, é uma filosofia ortodôntica com dezenas de anos. Aliás, a mais usado pelo mundo inteiro, só que agora mais evoluída. A FACE não é mais do que a evolução da filosofia preconizada pelo Dr Roth e o seu colega Dr Williams há 'montes' de tempo, estimando-se que pelo menos 75/80% dos profissionais utilizam-na diariamente pelo mundo inteiro. O seu legado foi tornado real com a constituição da Roth-Williams Center, que hoje adopta o nome de 'FACE/Roth-Williams Center'. Quem frequenta o seu programa avançado passa a ser 'FACE Member' o que constitui por si só um distintivo reconhecimento mundial.


Mais factos. A Filosofia FACE utiliza CBCT, 3D, Scanners digitais e também as tradicionais fotografias e raios-x. Se houver mais preocupações utilizam-se ainda mais meios de diagnóstico para 'tirar a prova dos nove'. Nesta primeira fase do diagnóstico procura-se identificar a origem dos problemas. Não o que está à vista de todos, a origem, essa é que interessa.


O Plano de Tratamento é depois individualizado, obviamente. Pormenores como o preciso posicionamento dos tubos mais para mesial ou distal dependendo do efeito que se pretende são um 'must', e para além deste há muitos mais. 


Por causa da utilização destas tais novas tecnologias e muitos estudos foi também possível concluir e efectivar uns ajustes à prescrição original de Roth para se obter tratamentos cada vez mais rápidos, eficientes e acima de tudo mais biológicos e duradouros. 


Em 2018 virou-se mais uma página na FACE/Roth-Williams Center, o seu programa avançado foi alterado para que mais Ortodontistas possam beneficiar dos seus conhecimentos evoluídos. 

Para explicar melhor como vai ser o novo modelo de cursos, citamos em seguida um dos nomes mais proeminentes da FACE mundial, sendo mesmo um dos seus directores, o Dr Domingo Martín:

"O meu sonho é fazer chegar a Filosofia FACE a todos vocês, por isso este novo formato em 2 ciclos. O primeiro ciclo, com 4 módulos teóricos onde iremos desvendar todos os segredos da Filosofia e o segundo ciclo, também com 4 módulos mas práticos, com grupos mais reduzidos para individualizar a aprendizagem, onde irão também aprender a manusear todo o instrumental que é um aspecto importante da Filosofia FACE.


As boas notícias. A Fase 1 vai ser estreada mundialmente em Portugal e vai ter um preço de lançamento fantástico. Organizado de uma forma fácil de coordenar com a profissão, de 2 em 2 meses, 2 dias em cada um dos 4 módulos. 

Se no final ainda quiser mais e mais... fácil, inscreve-se na Fase 2. Aí com prática clínica, os mesmos 4 módulos mas agora com 4 dias cada, uma carga horária elevada para um curso mais 'elevado', faz sentido.  Ainda tem dúvidas? Clique aqui para saber tudo: Curso FACE Evolution


Até Fevereiro 2018!


#face #faceevolution #domingomartin #espacorto #formacao #novidade #dgert

37 visualizações